|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
BIOLOGIA
1. ORIENTAÇÃO GERAL
A prova de Biologia a ser apresentada ao vestibulando tem o intuito de avaliar conhecimentos básicos que buscam confirmar seu entendimento dos princípios e conceitos fundamentais desta disciplina. Por isso, é desejável que o candidato possua um domínio satisfatório de terminologias, convenções e classificações, a fim de que ele seja capaz de empregar essas informações para compreender os fenômenos biológicos (inclusive através de textos, gráficos ou tabelas) e para resolver problemas ou analisar experimentos, de modo a ser considerado dono de uma visão integrada da importância do método científico para sua vida.
2. PROGRAMA
Parte I - Seres vivos
Características gerais.
Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxionômicas; características gerais dos principais grupos; vírus.
Parte II - Célula
Célula procariote e eucariote: características diferenciais.
Célula animal e vegetal: componentes morfológicos; principais funções das estruturas celulares.
Componentes químicos: importância funcional das substâncias químicas para a manutenção da homeostase celular.
Inter-relação das funções celulares: relação com a evolução das estruturas celulares.
Núcleo interfásico: código genético.
Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte III - Tecidos
Conceito estrutural e funcional.
Classificação dos tecidos animais: critérios.
Principais características e funções dos tecidos animais e vegetais.
Parte IV - Funções vitais dos animais e vegetais.
Características e funções dos sistemas: nutrição e digestão; respiração e trocas gasosas; circulação e transporte; excreção; proteção; sustentação; locomoção; respostas aos estímulos ambientais e o sistema de integração.
Reprodução: sexuada e assexuada (principais exemplos); evolução nos principais grupos de animais e vegetais; gametogênese, fecundação e desenvolvimento embrionário; reprodução humana.
Parte V - Genética.
Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
Mendelismo e Neomendelismo.
Fundamentos de citogenética: genes e cromossomos; "crossing over"; anomalias cromossômicas.
Conceitos básicos de engenharia genética.
Fontes de variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
Genética de populações.
Parte VI - Evolução.
Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural.
Evidências de evolução.
Evolução dos vertebrados e dos vegetais.
Parte VII - Ecologia.
Fluxo de energia e matéria na biosfera.
Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades.
Ciclos biogeoquímicos.
Sucessão ecológica e grandes biomas.
Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza.
Parte VIII - Saúde, higiene e saneamento básico.
Conceito e princípios básicos de saúde, higiene e saneamento.
Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil.
Defesas do organismo: imunização.
FÍSICA
1. ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de Física apresentadas ao candidato a uma carreira de nível superior, após a aprendizagem básica obtida nos estudos de 2o grau, têm a finalidade de verificar o seu grau de compreensão das leis fundamentais desta ciência, como também a aplicabilidade dessas leis em situações do cotidiano.
2. PROGRAMA
Parte I - Grandezas físicas, medidas e relações entre grandezas.
Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis e sua natureza escalar ou vetorial: operações sobre essas grandezas.
Medidas dessas grandezas e suas limitações: ordens de grandeza; algarismos significativos.
Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional.
Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
Dimensões das grandezas físicas: análise dimensional.
Parte II - Mecânica da partícula.
Conceito de partícula.
Cinemática escalar e vetorial.
Conceitos de massa (aceitar-se-á a identidade entre massa inercial e massa gravitacional) e de força.
Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula; composição de forças.
Leis de Newton: conservação do momento linear reconhecendo seu caráter vetorial; colisões unidimensionais.
Interação gravitacional: lei de força; queda dos corpos e movimento dos projéteis em um campo gravitacional uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em órbitas circulares.
Trabalho de uma força constante.
Energia cinética: teorema do trabalho-energia; conceito de força conservativa e energia potencial associada; aplicações no caso de forças elástica e gravitacional.
Energia mecânica e sua conservação em sistemas onde só realizam trabalho as forças conservativas: potência de uma força.
Parte III - Sistemas de muitas partículas (sólidos, líquidos e gases).
Centro de massa de um sólido.
Estática do sólido: momento de uma força; momento resultante; condições de equilíbrio de um corpo rígido.
Massa específica: densidade.
Conceito de pressão.
Líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: lei de Stevin; princípios de Pascal e de Arquimedes.
Equilíbrio dos corpos flutuantes.
Estática dos gases perfeitos: processos quasi-estáticos ou reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico); equação de estado dos gases perfeitos.
Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
Equilíbrios térmicos e lei zero da Termodinâmica: conceito macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
Dilatação térmica dos líquidos e sólidos.
Calor específico: calorimetria; mudanças de estados físicos; calor latente de mudanças de estado e influência da pressão na mudança de estado.
Transformação de energia mecânica em energia térmica pelas forças de atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
Princípio geral da conservação de energia: 1º princípio da Termodinâmica; calor e trabalhos envolvidos nos processos termodinâmicos; energia interna de um gás perfeito; análise energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e adiabático.
Parte IV - Fenômenos ondulatórios - Óptica.
Onda: conceito; classificação quanto à natureza e quanto à vibração.
Propagação de uma onda periódica num meio não dispersivo: elemento da onda e equação fundamental.
Propagação de um pulso em um meio não dispersivo unidimensional: reflexão, refração e superposição.
Princípio da superposição: aplicações com ondas senoidais; ondas estacionárias.
Ondas em mais dimensões: ondas na superfície de um líquido; aplicações simples com ondas sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
Difração (abordagem qualitativa).
Modelo ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz monocromática; velocidade de propagação; índice de refração de um meio.
Óptica geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes delgadas (aproximadamente de Gauss).
Instrumentos ópticos simples: lupa, luneta, microscópio e telescópio; óptica do olho humano.
Parte V - Eletricidade e magnetismo.
Constituição da matéria: elétron, próton e nêutron.
Condutores e isolantes.
Processo de eletrização e lei de Coulomb.
Campo e potencial elétrico: conceitos fundamentais.
Campo e potencial associados a uma carga puntiforme: princípio da superposição.
Campo uniforme: superfície eqüipotenciais de um campo uniforme; diferença de potencial entre dois pontos do campo; movimento de uma carga em um campo uniforme.
Geradores: corrente elétrica; resistores lineares; lei de Ohm; associações de resistores em série e em paralelo; energia e potência; efeito Joule; lei de Joule.
Circuitos elementares: amperímetro e voltímetro ideais.
Forças magnéticas sobre uma carga pontual: campo magnético; campo magnético de um ímã; campo terrestre e bússola.
GEOGRAFIA
1. ORIENTAÇÃO GERAL
Espera-se que o candidato, com seus conhecimentos e conteúdos básicos, demonstre ser capaz de interpretar, analisar, sintetizar e colocar-se criticamente diante de situações e problemas que lhe sejam apresentados.
Sem se descuidar dos demais itens do programa, o vestibulando deve estar apto a reconhecer a natureza do espaço brasileiro; os problemas do Estado do Rio de Janeiro e suas relações com as grandes questões nacionais; a associação entre os conteúdos da Geografia Física e os aspectos humanos e a inter-relação entre os caracteres físico e humano.
Obs.: A classificação climática a ser usada é a de Arthur N. Strahler.
2. PROGRAMA
Parte I - Espaço da natureza
As inter-relações entre os diferentes componentes do quadro natural: principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese e evolução); grandes conjuntos clímato-botânicos; águas oceânicas e continentais e sua importância econômica.
Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico; sensibilidade do meio ambiente à ação do homem e estratégias para seu uso e conservação.
Parte II - Organização do espaço mundial
A transformação do espaço mundial: as disputas interimperialistas; a transformação do espaço socialista e a formação dos grandes blocos de poder. O processo desenvolvimento/subdesenvolvimento: indicadores, origens e divisão internacional do trabalho. Grandes conjuntos socioeconômicos do mundo atual: questões regionais.
A geopolítica mundial: noções gerais; caracterização geral dos sistemas político-econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa; o papel das grandes organizações político-econômicas internacionais; os conflitos geopolíticos recentes, suas inter-relações e especificidades; os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades.
A ação do Estado: planejamento socioeconômico e intervenção no espaço, especificidades nos mundos capitalista e socialista. O espaço das contradições socioeconômicas: o papel da acumulação do capital e do Estado como agentes estruturadores do espaço, a ação do Estado na economia e na sociedade dos países contemporâneos. A lógica neoliberal.
O espaço do capitalismo industrial: da produção manufatureira aos grandes complexos industriais modernos; processo de industrialização e repercussões na organização da economia e da sociedade; fatores responsáveis pela localização industrial; concentração espacial e concentração financeira da economia industrial.
Urbanização e estrutura interna das cidades: metropolização e problemas urbanos; papel do setor de serviços; relação entre a indústria e a agricultura.
Espaço agrícola: diferentes formas de organização da produção agrícola; importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário.
População: fatores condicionantes dos movimentos migratórios internos e internacionais; estrutura da população; crescimento demográfico (variações no tempo e no espaço); teorias demográficas.
Parte III - Espaço brasileiro
Integração ao processo de internacionalização da economia: industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades sociais; fatores responsáveis pela localização das indústrias; concentração espacial e financeira da economia industrial; processo de industrialização e repercussões na organização do espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e políticas de conservação).
Industrialização, urbanização e marginalização - um processo combinado: redes urbanas e processo de metropolização; estrutura interna das cidades brasileiras e problemas urbanos; poluição ambiental das grandes cidades.
Transporte e organização do espaço: conexão entre locais de produção e de consumo, entre locais de moradia e de trabalho; papel do setor dos serviços na urbanização e sua importância na absorção de mão-de-obra.
Relações entre indústria e agricultura: diferentes formas de organização da produção agrícola; importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário; objetivos da produção agrícola; desenvolvimento das relações de produção capitalista no campo e suas conseqüências; evolução da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo; dinâmica das fronteiras agrícolas.
Crescimento populacional e políticas demográficas: processo de ocupação do território e distribuição da população; movimentos migratórios (reflexos espaciais e sociais).
Ação do Estado e o planejamento socioeconômico: instituições, medidas e políticas de intervenção no espaço. Aspectos geopolíticos do Brasil.
Reprodução da dependência em nível nacional: divisão regional do trabalho; relações inter e intra-regionais; questões regionais.
Parte IV - Espaço fluminense
Diversidade e principais características do quadro natural; a evolução, o grau e o modelo de aproveitamento dos recursos naturais; questões ambientais.
Formação do atual Estado do Rio de Janeiro: a fusão dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, seus efeitos e sua evolução; a criação de novos municípios e a problemática local.
A infra-estrutura territorial fluminense: malha viária, fontes de energia e rede urbana; a dinâmica espacial da produção, técnicas e relações sociais de produção na cidade e no campo. A evolução dos setores primário, secundário e terciário.
A população fluminense: distribuição, composição, densidade e mobilidade espacial. Questões socioeconômicas e culturais.
A cidade do Rio de Janeiro: a evolução da mancha urbana e sua interação com o sítio e a posição da cidade. O processo de urbanização e questões ambientais.
A estrutura interna da cidade do Rio de Janeiro: favelização, especulação imobiliária e segregação socioespacial; os usos do solo urbano; o terciário informal e os problemas de circulação.
HISTÓRIA
1. ORIENTAÇÃO GERAL
A prova de História tem como base a articulação entre a História Geral, a História da América e a História do Brasil, devendo as duas últimas ser o ponto de apoio dessas correlações.
A partir da operacionalização de dados objetivos, espera-se que o vestibulando comprove sua capacidade de entendimento e de análise dos fatos históricos, o que significa a exclusão de enunciados em que se busque a simples memorização de nomes ou datas.
Nas questões de História do Brasil, deve ser dedicada especial atenção a aspectos e fatos ocorridos no Estado do Rio de Janeiro.
2. PROGRAMA
Parte I - O mundo ocidental durante a época moderna (século XV ao século XVIII)
Expansão marítima e comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas e a crise do século XVI.
Estado moderno e absolutismo: caracterização geral.
Estado moderno e mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e o antigo sistema colonial.
Colonização européia na América: colonizações espanhola, inglesa e francesa.
Brasil colônia: a economia (a grande lavoura, as atividades extrativas, a pecuária); a sociedade (a escravidão negra, a escravidão indígena, o homem livre pobre); a ação da Igreja (a catequese, as missões jesuíticas, o Santo Ofício); a ação político-administrativa (capitanias, governo geral, municípios); a expansão territorial e a fixação dos limites.
As manifestações culturais: Humanismo e Renascimento; a crítica do pensamento medieval; as reformas religiosas do século XVI; a revolução científica do século XVII; a "ilustração".
Parte II - A formação do mundo ocidental contemporâneo (1760/80 a 1870/80)
Transformações econômicas: a Revolução Industrial inglesa e suas precondições; a crítica do mercantilismo; a fisiocracia e o liberalismo; o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da França e da Alemanha).
Revoluções liberais: a crítica do absolutismo e a crise do antigo regime; a independência das treze colônias; a Revolução Francesa (suas diversas visões).
Restauração e revolução: liberalismo e nacionalismo; os movimentos revolucionários de 1820, 1830 e 1848.
Realismo e nacionalismo: de 1850 a 1870; as unificações.
Crise do antigo sistema colonial ibérico: o processo de independência da América Espanhola; os exemplos do Prata, da Nova Espanha e do Peru; o processo de independência do Brasil: o contexto sociocultural e as conjurações do século XVIII; a corte portuguesa no Brasil (o Reino Unido e a Revolução Republicana de 18l7); a Revolução Liberal do Porto (l820) e a Independência do Brasil.
América após a independência: a economia latino-americana e a sua inserção no quadro internacional; a Hispano-América (o caudilhismo e a formação dos Estados nacionais); os EUA (a formação da economia capitalista, a expansão territorial e a Guerra de Secessão).
Brasil - da independência ao apogeu do sistema monárquico: o Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a crise regencial; a consolidação da monarquia e a unidade territorial; o Ato Adicional de 1834; a economia primário-exportadora e escravista e suas "modernizações"; o quadro cultural; as relações internacionais; a Inglaterra e as questões platinas.
Parte III - O apogeu e a crise da sociedade liberal no mundo ocidental contemporâneo (1870/80 a 1939/45)
Auge da hegemonia européia e a expansão norte-americana: as transformações econômicas; a concentração capitalista; a expansão imperialista; a dominação da América Latina e da Ásia; a partilha da África.
Apogeu liberal: a democracia liberal (principais idéias e instituições); a crítica ao liberalismo (o anarquismo, o socialismo e a doutrina social da Igreja); as relações internacionais: o equilíbrio europeu e sistemas de alianças.
Brasil - da crise monárquica à república oligárquica (1870/1930): as transformações econômicas (o declínio da escravidão e a expansão de trabalho livre, o setor exportador, a política financeira e setor industrial); a sociedade (a urbanização e o crescimento da classe média, a questão operária); a crise da monarquia (o predomínio oligárquico e o coronelismo, a Constituição de 1891); o quadro cultural; a política externa.
Crise da sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações internacionais; a revolução de 1917; os movimentos e regimes fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande Depressão".
Hispano-América: a crise do Estado oligárquico; os exemplos do México e da Argentina.
Brasil - da crise da república oligárquica ao autoritarismo varguista (1930/1945): a crise dos anos vinte e a reforma constitucional de 1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e a Constituição de 1934; o impacto da "Grande Depressão" no setor exportador e a política de industrialização; a implantação e a desagregação do Estado autoritário (o Estado Novo e a Constituição de 1937); a política externa; o quadro cultural e as políticas educacionais.
Parte IV - O mundo contemporâneo: as sociedades atuais (pós 1945)
Crise da hegemonia européia: a "guerra-fria" e a "bipolarização"; a reconstrução da Europa Ocidental; os organismos internacionais.
Sociedades capitalistas contemporâneas: EUA, Europa Ocidental e Japão.
Construção e crise do socialismo: URSS, China e Europa Oriental.
O novo equilíbrio nas relações internacionais: as relações Norte-Sul e a questão do desenvolvimento sustentável.
Sociedades afro-asiáticas contemporâneas: descolonização e neocolonialismo; as crises do Oriente Médio; a questão islâmica; o "apartheid".
Hispano-América: a economia latino-americana e as transformações no capitalismo internacional; o populismo e o autoritarismo (problemas da transição democrática); a experiência chilena; as revoluções de Cuba e da Nicarágua.
Brasil - da República Populista ao autoritarismo dos governos militares: a redemocratização e a Constituição de 1946; as alternativas políticas e econômicas da República Populista; o movimento de março/abril de 1964 e o autoritarismo modernizador dos governos militares; a Constituição de 1967 e suas emendas; a legislação autoritária, a resistência e a repressão; a distensão, a abertura e a "transição democrática"; a política externa; o quadro cultural; as políticas educacionais.
Brasil - dos governos militares aos tempos atuais: a "Nova República" e a Constituição de 1988.
LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS)
ORIENTAÇÃO GERAL
As línguas estrangeiras, no contexto de um curso superior, possuem função específica: são ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem, facilitando ao aluno universitário a compreensão de textos necessários a sua formação e o acesso a informações atualizadas.
Espera-se do vestibulando o conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos, com conhecimentos de palavras cognatas e estratégias de leitura (ex: compreensão do sentido global do texto), verificados a partir de textos de padrão contemporâneo, em diferentes registros e níveis de dificuldade, provenientes de distintas fontes e selecionados com base em critérios que privilegiem o texto autêntico, não traduzido nem adaptado.
A prova exigirá do vestibulando habilidades que mostrem competência de leitura em Espanhol, Francês ou Inglês, tanto em nível de competência lingüística quanto em nível de competência discursiva, reconhecendo tipos de textos e suas intenções comunicativas.
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA BRASILEIRA/REDAÇÃO
1. ORIENTAÇÃO GERAL
Espera-se que o candidato, além de evidenciar domínio do vocabulário, utilize a Língua Portuguesa para expressar seus conhecimentos e idéias com clareza, demonstrando correção, coerência e coesão, e evitando os registros coloquial e vulgar. Deverá também ser proficiente na leitura de diferentes tipos de texto, em especial o literário.
Assim, o candidato deve demonstrar sua competência e habilidade:
a) na leitura e compreensão de textos,
apreendendo e destacando as idéias principais e secundárias;
estabelecendo relações entre as mesmas;
demonstrando conhecimento e capacidade de caracterização do processo literário brasileiro.
b) na escrita,
empregando uma linguagem compatível com a correta aplicação das regras de pontuação, ortografia e sintaxe;
estruturando, de forma coesa e coerente, as diferentes partes do texto;
adequando a variados contextos os níveis do significado.
c) na diferenciação dos usos da linguagem,
distinguindo o significado da linguagem figurada e avaliando a adequação entre a expressão e a situação real.
d) na redação,
expressando-se com clareza e observando adequação e coerência ao tema proposto, utilização adequada da modalidade culta da língua, coesão entre as partes do texto e a leitura e utilização de textos motivadores e informativos relacionados ao tema proposto.
2. PROGRAMA
Parte I - Compreensão e interpretação de texto
Leitura e análise de texto.
Identificação das características de narração, descrição e dissertação.
Parte II - Língua Portuguesa
Língua falada e escrita: uso informal e formal da língua; o padrão culto e a adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente.
Morfossintaxe: classes de palavras; flexões de palavras; estrutura e formação de palavras; frase, oração e período; estrutura da frase; funções sintáticas; período simples e período composto: coordenação e subordinação; sintaxe de regência nominal/verbal; sintaxe de concordância nominal/verbal; sintaxe de colocação; pontuação.
Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem.
Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação; figuras de linguagem.
Parte III - Literatura Brasileira
Teoria da Literatura: criação estética; linguagem literária e não-literária; gêneros literários.
Processo literário brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária cultos ou populares e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais.
Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.
Parte IV - Redação (UERJ, UENF e APM D. João VI-PMERJ)
A prova de Redação consistirá de uma proposta de produção de texto em prosa, de caráter argumentativo (dissertativo), em que o candidato deverá ser capaz de organizar as idéias, estabelecendo diferentes relações e utilizando recursos argumentativos, contextualizados quanto à situação proposta.
MATEMÁTICA
1. ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de Matemática apresentadas aos candidatos têm a finalidade de verificar os conhecimentos básicos adquiridos no ensino de 1o e 2o graus e a capacidade do candidato de aplicar esses conhecimentos em situações do cotidiano. Por isso, espera-se que o candidato demonstre capacidade de modelar situações reais, construir e interpretar gráficos e raciocinar logicamente.
2. PROGRAMA
Parte I - Aritmética, Álgebra e Análise
Noções de Lógica.
Noção intuitiva de conjuntos: operações com conjuntos.
Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais (propriedades, operações, ordem, valor absoluto); complexos (formas trigonométrica e algébrica, representação e operações).
Funções: gráficos e operações; inversa de uma função; função do 1o grau, do 2o grau, módulo, exponencial e logarítmica.
Equações e inequações.
Sistemas de equações e inequações.
Polinômios: relações entre coeficientes e raízes; teorema fundamental da Álgebra.
Seqüências: noções; limite de uma seqüência; progressões aritméticas e geométricas.
Juros: simples e compostos.
Análise combinatória: noções; binômio de Newton; probabilidade.
Parte II - Geometria e Trigonometria
Geometria plana: figuras planas (caracterização e propriedades); teorema de Tales; semelhança; relações métricas.
Geometria espacial: posições relativas entre pontos, retas e planos. Poliedros, sólidos de revolução (cilindros, cones e esferas) e troncos: conceito, semelhança e relações métricas; inscrição e circunscrição.
Trigonometria: arcos e ângulos (medida, relações entre arcos); funções trigonométricas.
Parte III - Álgebra linear e Geometria analítica no plano e no espaço
Os espaços vetoriais R2 e R3.
Operações com vetores: adição; multiplicação de um vetor por um escalar real, entre dois vetores (produto escalar e vetorial) e entre três vetores (produto misto).
Reta e cônicas no R2.
Reta, plano e esfera no R3.
Matrizes: operações; inversa de uma matriz; determinantes de matrizes 2x2 e 3x3.
Transformações lineares simples do R2 e R3.
Sistemas de equações lineares em duas e três variáveis.
QUÍMICA
1. ORIENTAÇÃO GERAL
A finalidade da prova de Química é apresentar esta ciência como um conjunto de conhecimentos entrosados, a partir dos quais são tratados os mais relevantes, ressaltando as inúmeras analogias do comportamento químico que se sucedem e incentivando o domínio de alguns princípios básicos que, associados a um pensar lógico, conduzem a uma visão abrangente e produtiva.
Em vista disso, espera-se que o candidato seja capaz de demonstrar habilidades intelectuais na interpretação de textos, gráficos e tabelas, na resolução de problemas e na análise de experimentos, buscando caracterizar sua adequada compreensão dos procedimentos científicos envolvidos nesta disciplina.
2. PROGRAMA
Parte I - Estrutura da matéria
Aspectos macroscópicos: substâncias puras simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas; processos mecânicos de separação; processos de separação de misturas.
Teoria atômico-molecular: evolução do conceito atômico; modelo de Rutherford-Bohr; número atômico e número de massa; elemento químico; isotopia e isobaria; configuração eletrônica; massas atômicas e massas moleculares; átomo-grama e molécula-grama; número de Avogadro.
Classificação periódica dos elementos: princípios de ordenação; períodos, grupos e subgrupos; propriedades periódicas dos elementos (raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade e eletronegatividade).
Ligações químicas: ligações iônicas e covalentes; ligações inter e intramoleculares; propriedades dos compostos iônicos e covalentes; fórmulas molecular, mínima, estrutural e eletrônica; número de oxidação.
Funções químicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de ácidos, bases, sais e óxidos; teorias ácido-base.
Estados da matéria: sólidos, líquidos e gases; ligações entre as moléculas dos sólidos, líquidos e gases; gases ideais; relação entre pressão, volume e temperatura (Kelvin); princípio de Avogadro; volume molar.
Soluções: conceitos (soluto, solvente, coeficiente de solubilidade, solução saturada e insaturada); concentração, diluição e mistura de soluções; unidades de concentração.
Parte II - Transformações da matéria
Combinações químicas: reação química; equação química; classificação das reações químicas; ajuste dos coeficientes.
Leis das combinações químicas: leis ponderais; leis volumétricas; equivalente-grama; cálculo estequiométrico; balanceamento das equações químicas.
Efeitos energéticos nas reações químicas: calores de reação, de formação, de combustão e de decomposição; entalpia; energia de ligação; lei de Hess.
Noções de Cinética Química: energia de ativação; velocidade de reação; lei da ação das massas; catalisadores.
Equilíbrio químico: constante de equilíbrio em sistemas homogêneos e heterogêneos; deslocamento do equilíbrio - princípio de Le Chatelier; equilíbrio iônico (efeito do íon comum; produto iônico da água; pH, pOH e solução tampão); produto de solubilidade.
Eletroquímica: reações de oxirredução; espontaneidade; células eletroquímicas e eletrolíticas; estudo qualitativo e quantitativo da eletrólise.
Radioatividade: leis da desintegração radioativa; radioatividade natural e artificial; fissão e fusão nucleares; uso de radioisótopos.
Parte III - Química Orgânica
Características gerais: átomo de carbono; cadeias carbônicas; funções orgânicas (hidrocarbonetos, haletos orgânicos e grupamentos funcionais para os compostos mono funcionais saturados: álcoois, fenóis, cetonas, éteres, ésteres, ácidos carboxílicos, sais carboxilados, aldeídos, aminas e amidas); tipos de fórmulas (molecular, estrutural e espacial); nomenclatura oficial (regras IUPAC) dos compostos acima mencionados e de radicais monovalentes; tipos de ligação (sigma e pi); tipos de reação (adição, substituição e eliminação); acidez e basicidade (álcool, fenol, ácido carboxílico, amina e amida).
Isomeria: isomeria plana (cadeia, posição, função e metameria); isomeria espacial (geométrica e óptica de substâncias com 1 carbono assimétrico).
Reações orgânicas: mecanismos; tipos de cisão, reagentes eletrofílicos, nucleofílicos e radicais livres; classificação das reações segundo a atuação desses reagentes; reações de adição de H2, HX, H2O e X2 a alcenos e alcinos; reações de adição de HCN e RMgX a aldeídos e cetonas; reações de substituição de derivados halogenados e ácidos carboxílicos e seus derivados; reações de X2, RX e HNO3 com benzeno e tolueno; reações de eliminação de álcoois e derivados halogenados; reações de oxidação de hidrocarbonetos insaturados e álcoois (Obs.: X = halogênios e R = radical orgânico).
Produtos naturais: características estruturais; uso e importância de glicídios, lipídios saponificáveis, aminoácidos, peptídios, proteínas e ácidos nucléicos.
Química do petróleo: origens; tipos, obtenção e uso dos principais derivados; reações de craqueamento; octanagem da gasolina.
|

|